Páginas

domingo, 12 de fevereiro de 2012

REUNIÃO MENSAL DE FEVEREIRO


    Em nossa Reunião esteve conosco trazendo a Palavra de Deus o Pr. Jairo Diniz Dantas, vice-presidentedaAssembleia de Deus da Casa Verde.
A mensagem sobre “As Nossas Preocupações” nos fez refletir e avaliar nosso modo de vida: “Quem aqui tem a vida muito corrida? Todos temos. Nossa vida é muito ocupada com tantos afazeres, principalmente a das mulheres, casa, filhos, marido, trabalho... toda esta vida agitada aumenta em nós nossas preocupações. O Evangelho pregado hoje em dia em muitos púlpitos quer nos fazer acreditar que não podemos ter problemas ou tristezas, mas a Palavra de Deus nos diz em Jo 16.33: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”
Existem coisas com as quais devemos nos preocupar e outras com as quais não devemos. é importante, portanto, avaliar, pois existem preocupações desnecessárias:
1- Aparência: não devemos julgar pela aparência. Deus conhece o coração e não julga pela aparência; nós não temos o poder de conhecer o coração das pessoas, então ficamos imaginando coisas e a nossa imaginação pode ir muito longe. Tentamos adivinhar e julgar pelo que vimos e muitas vezes isso nos traz preocupações e aborrecimentos desnecessários.
"E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.” (Mt 9.10) Os fariseus vendo Jesus sentado à mesa com aquelas pessoas, o julgavam pela aparência, mas eles estavam enganados, pois Jesus estava ali para salvá-los, buscando as almas perdidas.
Imagine se uma pessoa chega para outra e diz: "você viu fulano, parou o carro e entrou uma moça bonita, arrumada, o beijou e eles foram embora juntos... "Diz o outro: "Mas espere aí! Como era essa moça?" "Ah! Ela era assim, assim, assim..." "Então eu conheço! Era a filha dele!!!" Julgou pela aparência! Poderia causar sérios problemas para o casamento do irmão, para seu trabalho na igreja e muito mais.
Um caso verídico: na época do bonde, um irmão saiu para procurar emprego e estava com o endereço anotado em um papel. Na pressa de subir no bonde amassou o papel e o prendeu na boca, para ter as mãos livres para se segurar. Alguém viu e contou para o pastor que o irmão estava fumando! O pastor estranhou, pois conhecia bem o irmão e não podia acreditar nisso. Procurou o irmã e conseguiram esclarecer o assunto, mas não seria difícil que esta “conversa” trouxesse muitos problemas ao irmão.
Devemos imitar Jesus. Se Ele não julgava pelo que via, não devemos nos preocupar com o que vemos! Se a pessoa estiver em pecado devemos orar por ela. Esta deve ser nossa primeira atitude. Se for alguém com quem temos intimidade, podemos conversar, aconselhar. Evitamos, assim, denegrir a imagem de uma pessoa que é temente a Deus. O mais importante é ser santo do que aparentar santidade!
É melhor criticar alguém ou encorajar?
Devemos entregar as coisas nas mãos de Deus.
Muitas vezes dizemos que entregamos a vida pra Jesus, mas em determinados setores ficamos com ela pra nós... na verdade emprestou a vida para Jesus, de acordo com o momento, a vida pertence a ele próprio ... em outros a Jesus. As vezes queremos tomar os problemas para nós ao invés de deixarmos nas mãos de Jesus. Isso nos leva a preocupações e correrias desnecessárias, tirando nosso sono.
2- Preocupações com aquilo que está fora do nosso controle: A história da Arca de Noé: muitas coisas Noé controlava, mas outras não estavam no seu controle, como a chuva. O Senhor fechou a porta por fora no momento certo. Imagine se Noé tivesse se preocupado com isso!
Aquilo que está ao meu alcance realizar, eu faço! Mas o que está fora, Deus cuida, porque a vida está nas mãos dEle.
Pode-se citar o exemplo de Lázaro. A vida Jesus deu! A pedra foi removida pelo homem. Será que se não aparecesse ninguém para tirar a pedra a obra de Deus seria afetada? Nós temos que fazer a nossa parte!
Abraão e Sara ...um filho...Sara ficou pensando como fazer? Como fazer? Teve a idéia de usar Agar!!! Quiseram fazer o que estava fora do controle deles. Tomaram o problema para eles resolverem e a solução não deu certo. Está fora do controle?... Entrega nas mãos de Deus! Ele tem todo cuidado para que eu e você descansemos.
3- Preocupações por não entender algum acontecimento: precisamos tomar cuidado para não chegarmos a murmuração, que é reclamar de Deus! Deus faz algo errado? Quando algo acontece foi porque o Senhor permitiu. Não cai um só fio de cabelo que o Senhor não permitiu. Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus. Não queira entender, mas aceite o que o Senhor tem dado e agradeça.
4- Preocupações com a vida dos outros: alguns se preocupam tanto com a vida dos outros que esquecem da sua própria e de seus filhos e com os que o Senhor te deu. Preciso cuidar da minha própria tenda. Não podemos nos intrometer na vida dos outros; aconselhar sim, mas não interferindo.
Um problema comum é o de sogra e nora. É normal a sogra se preocupar, mas o interferir não, pois traz problemas a outros, está estendendo o seu limite até o outro.
5- Ficar remoendo algo que aconteceu no passado: A pessoa não consegue ter sossego, pois os pensamentos veem, sente remorso ou culpa. Não há como mudar o que já aconteceu. É preciso haver o perdão: com os outros e com você mesmo. As coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo. O perdão de Cristo apaga; o sangue de Jesus me lavou, já estou limpo! Não aceite acusação do inimigo. Se Jesus perdoou, por que eu não perdôo? Peça ao senhor que o ajude a perdoar, peça ao Senhor amor, pois foi isso que o Senhor usou conosco. Não importa se a pessoa veio pedir perdão ou não, eu perdôo e ponto final, eu tenho amor e perdôo.
6- Preocupações quanto ao futuro: O que eu posso mudar do futuro? Eu imagino que amanhã eu possa, mas e se acontecer...? Será que vai dar certo...?será que não...?Isto gera ansiedade e preocupações. Eu não consigo resolver, preciso entregar nas mãos do Senhor tudo o que vem no futuro e descansar nEle, pois Ele é o refrigério e segurança. Existe melhor pessoa que Jesus? Advogado, médico, conselheiro, consolador. "Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.” (Sl 37.5)
Entreguemos nossa ansiedade nas mãos do Senhor porque Ele tem cuidado de nós. Deus não quer pessoas doentes por causa da ansiedade. Não o entristeça! Confiemos nEle!
Agradecemos a presença do Pr Jairo e rogamos ao Senhor que continue a abençoar a ele e a sua família!!!

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário